Blog / VIAGEM E TURISMO

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA

INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA


Fazer um intercâmbio é tudo sobre aquela coisa clichê de se jogar no mundo e viver uma nova cultura, uma nova vida. Tem que ter coragem, tem.  Você pensa em desistir... Principalmente na hora da despedida no aeroporto, ao ver sua mãe chorar enquanto entra na sala de embarque. E você chora também e todos choram. Mas o choro não é de tristeza, é um sentimento que não tem como explicar. A mistura de sentimentos começa e não tem fim. Ir ou ficar? Ficar ou ir? Esse é o dilema de sempre! Eu escolhi ir e ver o que tinha do outro lado mundo. No momento escrevendo da Gold Coast, Australia. Agora desse lado posso falar: vale a pena! 
O vôo parece que dura uma eternidade, mas quando se dá por conta, você ja chegou e fica pensando “será que eu tô mesmo aqui?”. Da vontade de pedir para alguém te beliscar; mas o cansaço é tanto e o jet leg te pega de um jeito que você chega e só pensa em dormir. É tudo tão diferente que entrei no lado do motorista quando o transfer me buscou no aeroporto e nas primeiras vezes ao atravessar a rua quase fui atropelada... Tudo isso por que aqui é mão inglesa, e parece que o mundo virou ao contrário. Uma semana de adaptação é o suficiente para se acostumar com a diferença de 13h do Brasil. Mas a mão inglesa leva um mês e olhe lá, o nosso cérebro tá tão acostumado a olhar para a esquerda ao atravessar a rua que é difícil entender ter que olhar para a direita… agora já estou me aventurando a dirigir e posso dizer que na verdade é mais fácil do que pensava (só entrei uma vez na contramão ???? ). 
O custo de vida é bem mais alto do que esperava, se for converter para o real. Porém a partir do momento que começa a trabalhar e receber na moeda local (dollar australiano) as coisas já ficam bem mais fáceis! Na verdade a mão de obra é muito valorizada aqui, então você recebe bem se for comparar com o Brasil. Não é a toa que dizem que a Austrália é o Brasil que deu certo. Dentre algumas diferenças que notei: todo o comércio praticamente fecha depois das 16h e as pessoas aproveitam o restante do dia para ver o fim de tarde, surfar, aproveitar com a família e amigos. Aqui você que passa e paga suas próprias compras no supermercado, assim como o passe no tram (transporte público). Não pode beber álcool na rua, caso algum policial veja alguém fazendo isso vai dar uma bela advertência e multa. É muito comum as pessoas fazerem churrasco nos parques, o que chamam de “farofeiro” no Brasil por aqui é bem cool. Os aussies adoram uma cerveja e por vezes acabam se passando na bebedeira. Em geral o povo aqui é bem receptivo e simpático. Mas o fantástico mesmo, para mim, é a natureza. Sem contar as ondas perfeitas que rolam.
Se eu pudesse dar um conselho sobre intercâmbio seria: VEM! Vem que tem muita coisa linda pra ver e aprender. Vem preparado para a saudade que você vai sentir das pessoas que você mais ama, mas também para conhecer pessoas incríveis. Vem para estudar e trabalhar, mas também para aproveitar cada dia fazendo a vida parecer mais agitada do que nunca. Vem passar perrengue, contar dinheiro, comer barato. Mas vem ter a experiência mais incrível da tua vida!

 

Intercambista na Austrália.



"Todos os nossos conteúdos do site Géssica Carneiro são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte."


Compartilhe: