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MODA MASCULINA: GERAÇÃO YUMMY

Moda Masculina: Geração YUMMY


(Texto originalmente publicado no jornal A Folha de Torres, em 6 de junho de 2015.)

A moda masculina é um conceito que está em processo de formação adaptação e crescimento. Por muito tempo, estilistas e empresas viam o público consumidor de moda como sendo exclusivamente feminino.

A primeira mudança no conceito moda masculina ocorreu em 1994, quando o jornalista britânico Erik Simpson criou o termo “metrossexual” para definir o homem urbano que vivia na cultura capitalista pós-industrial. No entanto o termo só se popularizou em 2002 quando ele declarou que o jogador David Backhan se encaixava nesse perfil e o jornal New York Times deu grande destaque ao assunto em uma de suas publicações.

Quase 20 anos depois, com as mudanças no mercado consumidor, novas pesquisas foram feitas e um relatório do banco HSBC, definiu um novo termo para os homens ligados a moda o YUMMY (Young urban male) que pode ser traduzido, como homem jovem e urbano. Os ícones desse estilo são: Kanye West, Jared Leto e Pharrell Willians.

Características dos Yummies:

  • Vivem em grandes centros urbanos;
  • Possuem de 25 a 35 anos
  • Tem acesso a tendências, conhecem grifes e cosméticos;
  • Sua alimentação é regrada e praticam esportes;
  • Não carregam preconceitos;
  • Usam relógios,ternos e sapatos caros, geralmente de alguma grife de luxo;
  • Possuem personal stylist;
  • Misturam peças de grife com peças do varejo criando um estilo hi-lo;
  • São extremamente vaidosos e trocam o barbeiro da esquina por um Hair Stylist em um salão badalado;
  • * Lêem revistas como GQ (Gentlemen’s Quarterly).

Essas pesquisas e siglas surgem para auxiliar as grandes marcas a produzirem peças com maior aceitação do seu público alvo. Se antes a moda masculina era ignorada pela indústria, hoje marcas como Hering já afirmaram que o seu publico masculino superou o feminino em número de vendas.

Designer de Moda.

Empreendedora e criadora de conteúdo.

 

 



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