Blog / SAÚDE E BEM ESTAR

PROBLEMAS CAUSADOS PELA OBESIDADE

PROBLEMAS CAUSADOS PELA OBESIDADE


A obesidade e o sobrepeso vêm aumentando no Brasil. Hoje, mais da metade da população encontra-se acima do peso. Para muitas pessoas o problema disso é apenas estético, mas o real problema é que esse excesso de gordura no corpo humano tem o potencial de agravar problemas de saúde e gerar uma série de doenças físicas e psicológicas:

Hipertensão - A pressão alta é um dos problemas causados pela obesidade e representa o aumento dos níveis tensionais na corrente sanguínea, o que dificulta a circulação do sangue pelos vasos do corpo. Isso faz com que o coração trabalhe de forma acelerada e com mais potência. Também faz com que os riscos de alterações renais e AVC aumentem.

Depressão - Aproximadamente 30% das pessoas que procuram tratamentos para emagrecer apresentam algum grau de depressão. A depressão pode trazer sintomas como compulsão por comida ou aumento de apetite. Podem ocorrer as chamadas “farras alimentares”, episódios em que o indivíduo come à beça, depois se arrepende, e fica com baixa autoestima. 

Diabetes do tipo 2 - Apesar da diabetes ser, em muitos casos, causada por fatores genéticos, a doença também afeta mais facilmente as pessoas que estão acima do peso. Isso acontece porque o excesso de peso causa uma resistência do organismo à insulina, que é o hormônio responsável pela regulação dos níveis de glicose.

Problemas no fígado - O órgão é responsável pela metabolização de macro e micronutrientes e quando é exigido que trabalhe demais, ele não consegue executar sua função corretamente. O aumento de células de gordura faz com que elas sejam distribuídas de forma errada pelo corpo, podendo ser estocadas no fígado e causar problemas como hipertensão, diabetes, fibrose e cirrose hepática não alcoólica.

Articulações - O excesso de peso exige mais das articulações, o que faz com que se desgastem com mais facilidade. Com as cartilagens deterioradas, existe um atrito entre os ossos, o que provoca dores, rigidez, inchaço e inflamações que dificultam a mobilidade da pessoa com obesidade. As partes mais afetadas costumam ser os pés, tornozelos, joelhos e quadril.

Mas o que fazer para mudar isso?!

O modo mais simples e natural de combater a obesidade é através da adoção de práticas saudáveis que incluem: a ingestão de alimentos benéficos à saúde, uma atividade física prazerosa, uma boa qualidade de vida com menos estresse possível e dormir bem!

Nutricionista Clínica e Esportiva
CRN2 13656
(51) 98271-6575



"Todos os nossos conteúdos do site Géssica Carneiro são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte."


Compartilhe: